Marketing Jurídico, porque é importante para você?

20 de abril de 2022

Marketing-Juridico

Quem tem um escritório de advocacia sabe da dificuldade para conseguir novos clientes. Mas será que você está explorando as ferramentas certas para atrair novos clientes?  Já experimentou fazer marketing jurídico? Sabe o que pode ou o que não pode fazer?

Nós vamos te ajudar a entender melhor esse tema que tem sido muito falado ultimamente e tem deixado muitos advogados com dúvidas.

Para começar, nada melhor do que entender o que é Marketing.

“Marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.”

Philip Kotler, considerado o pai do Marketing.

Ou seja, o Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais.

Sendo assim, o que é Marketing Jurídico?

É um conjunto de ações de Marketing executadas pelos advogados e escritórios de advocacia, com o objetivo de promover sua marca, fidelizar clientes e prospectar novos clientes.

Marketing Jurídico: o que é aprovado pela OAB?

O tema Marketing no setor Jurídico é muito delicado. Por muito tempo, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vetou qualquer tipo de divulgação e ação de marketing por advogados e escritórios de advocacia, para que a profissão não fosse mercantilizada.

Essa ideologia ainda permanece, mas com o uso da internet no dia a dia e a popularização dos websites e redes sociais, em junho de 2021, a OAB aprovou o uso de marketing por escritórios e advogados, mas com muita cautela e regras, devendo ser educativa e de caráter informativo, a fim de evitar uma comunicação tendenciosa, manipuladora e antiética.

A bem da verdade, o Marketing está em todos os lugares, seja na forma como você atende o seu cliente, no seu posicionamento, no segmento de atuação, nos serviços ofertados, na decoração do seu escritório e em tudo que se apresenta para construir a imagem e a percepção sobre seu trabalho e qualidade dos seus serviços.

Porque o Marketing é tão importante para meu escritório de advocacia?

Toda a receita de um escritório de advocacia depende do número de processos que possui. Sendo assim, quanto maior a carteira de clientes de um escritório, maior seus ganhos.

A divulgação de advogado geralmente é realizada por indicações, o famoso “boca a boca”. Esta é uma ferramenta muito eficiente, mas que não tem grande alcance em curto prazo.

Existem outras maneiras que estar em contato com seu público, de se tornar conhecido para pessoas que precisam dos seus serviços. É nesta hora que entra o Marketing Jurídico.

O que o advogado pode fazer de marketing? 

Para te ajudar na construção da sua marca e crescimento de reputação, separamos algumas orientações sobre o que pode ser feito, com algumas dicas de como explorar o Marketing Jurídico respeitando as regras da OAB. Então vamos lá!

  1. Determine seus objetivos
  2. Defina seu público-alvo
  3. Crie um cronograma de ações
  4. Prepare conteúdos relevantes
  5. Escolha os canais para se comunicar
  6. Estabeleça um orçamento de investimento
  7. Meça o resultado de cada ação
  8. Nunca pare esse processo

O que você, advogado, pode fazer:

  • Conteúdos educativos
  • Materiais informativos
  • Eventos e palestras
  • Entrevistas em meios de comunicação (rádio, televisão, podcast, redes sociais, etc.)

Como explorar as ferramentas de marketing?

  • Site
  • Redes sociais (Instagram, LinkedIn, Facebook)
  • Campanhas patrocinadas (Google Ads, Banner)
  • E-mail marketing
  • Blog
  • Canais de Vídeo (Youtube, TikTok, Vimeo, IGTV)
  • Canais de Áudio (Spotify, SoundCloud, PodCast)
  • Mídia espontânea (Assessoria de imprensa e Mídia Training)
  • Marketing de relacionamento (networking)
  • Marketing de recomendação (boca a boca)


Marketing jurídico na gestão do meu escritório?

Assim como todas as estratégias, o Marketing é uma área importante dentro da gestão do seu escritório. É ele que irá alavancar o crescimento da sua empresa e trará mais clientes e recursos para o sucesso do seu negócio.

Por isso, é importante considerar uma verba para investimento no seu plano de negócios e dedicar seu tempo para ser executar um plano de ação de marketing.

Se você está buscando o capital necessário para investir em seu escritório, a solução de antecipação de recebíveis judiciais da Ventoo pode ser uma vantagem para sua empresa.

Antecipar os ativos judiciais que estão parados em sua carteira ajuda a acelerar as suas estratégias de negócio, uma vez que é possível contar com o fundo necessário para investir em sua divulgação em menos de uma semana após a assinatura do contrato.

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