Consultar seu processo pode ser mais fácil do que você imagina! Neste artigo vamos ensinar o passo a passo para você aprender como consultar o acompanhamento do seu processo. É sempre muito importante se manter informado e saber em que etapa está sua ação até o recebimento de sua indenização.
Como fazer a consulta de processo judicial
Independente se você é advogado ou autor de uma ação judicial, saber pesquisar o seu processo judicial ou acompanhar o andamento do mesmo pode parecer mais complicado do que realmente é.
Nós vamos te mostrar que é mais simples do que pensa e, em poucos passos, você consegue fazer o acompanhamento processual da sua ação trabalhista.
Para a consulta de processo começar, tenha em mãos:
- Número do processo,
- Nome completo de uma das partes envolvidas.
Mas não tenho o número do meu processo, como eu faço?
Não tem problema, nós ajudamos.
Você pode solicitar o número do seu processo para o seu advogado, ou ainda, acessar o site do Jusbrasil. Lá você pode localizar o seu processo pelo nome das partes envolvidas na aba CONSULTA PROCESSUAL, conforme a imagem abaixo.
Para fazer sua pesquisa acesse aqui a consulta processual.
Depois de conseguir o número do seu processo, é só seguir as etapas abaixo.
Para consultar processo judicial na INTERNET:
- Entre no site tst.jus.br;
- Clique na aba “Institucional” e depois na sub aba “Justiça do trabalho – TRT”;
- Clique no TRT da região do processo;
- Você será direcionado para uma outra página onde irá solicitar os dados do processo a ser consultado.
Para consultar processo judicial DIGITALIZADO:
- Acesse o site do TRT da sua região;
- Clique na aba “PJe (Processo Judicial Eletrônico)”;
- Irá abrir nova janela onde você irá clicar no campo “Acesso ao PJe (TRT2)”;
- Clique em “Consulta Processual”;
- Preencha os campos com o número do seu processo.
Agora que você já sabe consultar como está o andamento do seu processo, você também pode avaliar se chegou o momento ideal de antecipar seu Crédito Judicial.
Mas para isso, é preciso conhecer as fases de um processo judicial trabalhista.
Quais são as fases de um processo judicial?
- Inicial
- Audiência
- Sentença
- Recursos
- Execução
Inicial: Como o próprio nome diz, é a fase que se inicia uma ação trabalhista. O processo começa com uma petição inicial, onde são necessárias algumas informações, como: endereçamento, qualificação das partes, exposição dos fatos, pedido, valor da causa, data, assinatura do reclamante ou de seu representante.
Audiência: Nesta fase, são realizadas as tentativas de conciliação entre as partes. É aqui que são ouvidos depoimentos, testemunhas, peritos e técnicos para avaliação e julgamento dos fatos.
Sentença: É neste momento que ocorre o reconhecimento do pedido pela manifestação do Juiz. Aqui, o pedido pode ser totalmente procedente, parcialmente procedente ou improcedente.
Recursos: Também chamada de fase Recursal, é o período para apresentação de recursos contra a sentença pela partes, para recorrer da decisão, apresentando os motivos da discordância da sentença.
Execução: Aqui é a última fase do processo judicial, momento em que as partes quitam suas obrigações, pondo fim ao processo realizando os pagamentos e recebimentos devidos.
E quando recebo o valor da ação?
Mesmo que seu processo chegue na fase de Execução, até você receber o valor em sua conta, existe um árduo caminho.
Além do longo prazo para quitação do processo, ainda pode ocorrer da empresa não ter condições de efetuar o pagamento e ter que esperar a disponibilização de recursos.
Somente depois de superados todos os entraves jurídicos é que o dinheiro estará disponibilizado em sua conta.
Posso vender meu processo trabalhista? E para quem?
Sim, você pode vender o seu processo por meio de uma Cessão de Crédito Judicial e reduzir consideravelmente o tempo de espera para receber seu dinheiro. Para isso, é preciso procurar uma empresa séria, que avalie seu processo com atenção a todos os detalhes e que tenha o interesse na aquisição do seu ativo judicial.
É assim que os processos são conduzidos na Ventoo, além de oferecer segurança e transparência em todas as etapas.
Qual é a melhor fase do processo para vender o meu processo trabalhista?
Geralmente, a aquisição de Ativos Judiciais é feita quando o processo chega na fase de Execução, pois é neste momento que será determinado o valor exato do seu processo.
Mas a Ventoo, além de adquirir os processos que já estão em estágio mais avançado, é a única com expertise no mercado para aquisição de créditos judiciais também em fase Recursal, ou seja, antes da Execução.
Como sei se meu processo está apto a Cessão de Crédito Judicial?
Basta enviar os seus dados para a Ventoo que, em pouco tempo, você saberá se seu processo se enquadra nos requisitos para antecipação. Simples, rápido e sem custo!